terça-feira, 13 de outubro de 2009

Comunicado

Analisadas as diferentes votações das eleições autárquicas do passado dia 11 de Outubro por parte da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Guimarães, conclui a CPC que os mesmos são positivos e que se cumpriram os objectivos propostos.

Os objectivos traçados pela Comissão Política passavam pela inversão da tendência de descida de votação nas eleições autárquicas por parte do CDS, com o consequente aumento significativo da votação nas listas do CDS-PP, quer da Assembleia Municipal, quer da Câmara Municipal. O Presidente da CPC afirmou mesmo durante a campanha eleitoral que a manutenção do número de deputados na Assembleia Municipal seria uma clara derrota para o partido e que, a assim acontecer, o seu Presidente retiraria todas as consequências desse mesmo resultado.

Outros dos objectivos do CDS-PP era o aumento significativo do número de representantes nas Assembleias de Freguesia eleitos em listas próprias, visto que o CDS apenas havia elegido um deputado nas últimas eleições autárquicas.

Assim sendo, analisados os resultados, constata-se que o CDS-PP aumentou significativamente a sua votação para a Câmara Municipal de Guimarães, tendo passado de 2,75% para 4,68% dos votos, o que significa um amento de cerca de 2% face ao resultado de 2005. De referir, ainda, que com o resultado alcançado, o CDS obteve mesmo o melhor resultado nos últimos oitos anos, tendo superado a votação de 2001 em cerca de 0,35%.

Relativamente aos resultados da Assembleia Municipal, o CDS obteve cerca de 5,3% dos votos, tendo obtido uma subida de cerca de de 2,3% dos votos face a 2005. O CDS, com esta votação, também ultrapassou a votação para a Assembleia Municipal de 2001 em cerca de 0,3%. Com esta votação o CDS duplicou a sua representação na Assembleia Municipal de 2 para 4 deputados, sendo certo que elegeu mais um deputado municipal quando comparado com os resultados das eleições de 2001.

O CDS, em listas próprias, também conseguiu aumentar exponencialmente a sua representação nas Assembleias de Freguesia. Apesar de ter perdido o seu representante na Assembleia de Freguesia de Abação, o CDS conquistou representação, em listas próprias, nas seguintes Assembleia de Freguesia: 2 em Azurém e 1 em Creixomil, S. Sebastião, Oliveira do Castelo, Calvos, Serzedo e Vermil.

Relativamente às Assembleias de Freguesia em coligação com o PSD, o CDS prestou o seu contributo decisivo para a obtenção de vitórias nas Freguesias de S. Paio e de Selho S. Lourenço.

Em face do exposto, o CDS não pode deixar de considerar positivos os resultados alcançados, na certeza de que, muito trabalho ainda se encontra por realizar. Os presentes resultados são motivadores para a CPC do CDS-PP de Guimarães e reveladores de que o CDS-PP se encontra no rumo certo.

A CPC do CDS-PP de Guimarães

1 comentário:

Anónimo disse...

celtland.blogspot.com